Área restrita

Tendência: 4 luminárias para dar um toque especial ao seu apartamento

Para além da estética e decoração, é preciso pensar no projeto de iluminação do seu apartamento levando em conta seus aspectos funcionais. Afinal, a iluminação tem o poder de realçar ou prejudicar um ambiente.

A luminárias são fortes aliadas em promover uma boa iluminação dos cômodos, deixando-os esteticamente ainda mais bonitos, charmosos e acolhedores.

As luminárias são elementos de decoração que apresentam uma ampla variedade de opções e modelos, que vão desde pendentes, grandes, cheias de detalhes e chamativas, as pequenas minimalistas e discretas. Para cada um desses modelos existe uma função adequada.

Para escolher luminárias para seu apartamento é preciso aliar necessidade de iluminação do ambiente, com o estilo de decoração que mais combina com o espaço.

Outro aspecto relevante que deve ser considerado é a cor da lâmpada. As cores mais quentes, com tons amarelos são mais indicadas para ambientes como sala de estar, por dar um clima mais acolhedor, enquanto as brancas são ótimas para a cozinha e o banheiro, locais que precisam de muita iluminação.

São vários os detalhes que devem ser levados em conta na hora de escolher suas luminárias.

 

Conheça algumas das tendências de iluminação e saiba como escolher a luminária perfeita para seu apartamento.

 

Lustres

Uma das características principais dos lustres, é o fato deles ficarem presos ao teto e terem várias ramificações presas a uma estrutura central.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, os lustres podem ser utilizados muito além dos ambientes requintados e cheios de glamour de grandes salões e mansões. Ele é uma tendência que pode ficar muito elegante, tanto combinado a elementos de época, quanto móveis mais modernos em casas e apartamentos.

Existem lustres para todos os gostos e estilos de apartamento, desde do mais retrô a um design extremamente inovador e criativo.

Lustres podem ficar muito bem em salas de estar, sobre mesas de jantar, quartos, ou até mesmo nas cozinhas. Eles podem dar um toque especial na decoração de diversos ambientes.

 

Luminárias pendentes

As luminárias pendentes são suspensas ou penduradas. Diferente dos lustres, elas têm apenas um fio que faz a ligação entre superfície e sua base.

Esse tipo de luminária pode dar um efeito especial aos ambientes, sendo utilizada especialmente para compor e complementar a luz principal, servindo, muitas vezes, como um tipo de iluminação direta, principalmente quando se deseja dar mais foco de luz a determinados pontos

Sua estrutura é ideal para deixar a iluminação mais próxima dos pontos que necessitam de luz. Por isso, é considerada uma iluminação mais “funcional”, e costumam ser usadas para iluminar bancadas, cozinhas, mezaninos e escritórios.

Existem vários tipos e designs, elas podem ser grandes aliadas na decoração para deixar o ambiente diferenciado.

 

Spots de luz

Por se tratarem de peças menos chamativas, o spot de luz vem conquistando cada vez mais espaço nos projetos de iluminação, principalmente para quem prefere uma decoração mais clean e despojada.

Esse tipo de iluminação ganha destaque não somente nos ambientes internos, mas também nos ambientes externos. Isso porque, possui a praticidade de direcionar sua luz para pontos específicos, destacando móveis e objetos decorativos, trazendo a sensação de conforto e aconchego.

Existem vários tipos de Spot de luz, como: os Spot de LED, trilho, embutir, sobrepor, quadrado e para móveis. A escolha do tipo de spot vai variar de acordo com a necessidade de iluminação.

 

Abajures

O abajur é um tipo de tradicional iluminação extremamente versátil, tendo um caráter bastante funcional. Afinal, além de serem peças de ornamentação, eles também têm o objetivo de iluminar.

Esse tipo de objeto/iluminação proporciona um ponto de claridade para um ambiente, principalmente se a luz principal estiver apagada.

O abajur possui uma grande diversidade de utilidades, modelos, cores, tamanhos e texturas, sendo um dos grandes destaques na decoração e utilizados em vários ambientes como uma fonte de iluminação focada que pode ser direcionada.

 

Todos os detalhes contam na hora projetar a iluminação e de decorar seu apartamento, não seria diferente na hora de escolher o modelo das luminárias. Fique de olho em nossas dicas e escolha a melhor luminária para seu lar.

 

Quer ler um pouco mais sobre dicas para seu apartamento? 

Fique de olho em nosso blog.

 

Leia também → Dicas de como montar uma horta ou jardim em seu apartamento

 

Para receber mais dicas e informações, siga nossas páginas nas redes sociais: Facebook e Instagram.