Área restrita

Sustentabilidade na construção civil: Por que devemos nos preocupar com isso?

As questões ambientais têm ganhado cada vez mais espaço quando se trata do segmento de construção civil.

A quantidade de resíduos deixados por construções tornou-se um dos centros de discussões sobre sustentabilidade e consumo consciente.

A construção é um dos segmentos da economia que mais gera entulho e resíduos. Em muitos casos, podem causar danos ao meio ambiente em função dos métodos empregados para extração de matérias-primas, como cimento e a madeira.

Diante desses fatos, a adoção de boas práticas é fundamental para garantir a sustentabilidade na construção civil.

 

Mas afinal, O que é sustentabilidade na construção civil?

É um sistema que promove intervenções sobre o meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais, criando empreendimentos que causam menos impactos, utilizam materiais de construção de baixo impacto ambiental, além de, realizarem boas práticas durante todo o processo.

 

Como minimizar os impactos negativos?

Existem diversas formas de minimizar os impactos negativos promovendo a sustentabilidade antes, durante e após a construção do empreendimento. 

A gestão de resíduos, por exemplo, merece muito destaque neste processo, pois ela deve abranger todas as etapa de construção. Os entulhos dos canteiros de obras respondem por uma parcela dos impactos causados pela construção civil no meio ambiente.

É necessário adotar técnicas de construção mais sustentáveis, para isso, existem algumas diretrizes principais para implementar em uma construção sustentável:

 

Essas práticas não só contribuírem para reduzir as agressões ao ambiente, mas também promovem economia para empresas.

Grande quantidade de entulhos, material desperdiçado ou produzidos com grande impacto ambiental, não fazem mais parte das construções sustentáveis.

Uma postura consciente nas mais diversas etapas da construção civil, além de financeiramente viável, caracteriza uma empresa como preocupada com a situação do planeta.

O aumento no número de iniciativas sustentáveis na construção civil não surgiram apenas do aumento da conscientização sobre as mudanças climáticas ocorridas no planeta, mas também da necessidade da arquitetura se reinventar.

 

A RL Costa busca sempre construir seus empreendimentos de forma sustentável, promovendo o bem estar para os moradores e contribuindo para a não destruição da natureza. 

Se você está em busca de um apartamento ideal, em um prédio planejado e construído de maneira sustentável converse com um dos nossos consultores pelo telefone (31) 994520591 e conheça as vantagens e qualidades de nossos empreendimentos.

 

Leia também → Dicas de como montar uma horta ou jardim em seu apartamento

 

Para receber mais dicas e informações, siga nossas páginas nas redes sociais: Facebook e Instagram.