Área restrita

Quais as vantagens de se adquirir o apartamento na planta

Muitas pessoas estão em busca de um lugar para chamar de seu. Mas, antes de começar esse projeto, é preciso levar em contas vários critérios, como escolher a forma de pagamento e o tipo de imóvel mais adequado ao seu estilo de vida. 

 

Deste objetivo surge a dúvida: Imóvel na planta ou pronto para morar?

 

Nem sempre é fácil decidir, afinal, são muitos os fatores que precisam ser levados em consideração na hora de adquirir o apartamento próprio. 

 

Como é a compra de um apartamento na planta?

 

A compra financiada de imóveis na planta é composta por duas etapas: pré e pós entrega das chaves. 

 

Neste modelo, o valor pago pelo comprador basicamente ajuda a financiar os custos da construção durante o período de execução das obras, que pode variar de acordo com o tamanho do projeto. Neste primeiro momento, ele pagará apenas os valores de entrada, e, dependendo do contrato, as primeiras parcelas do imóvel.

 

Geralmente, com base na variação do Índice Nacional de Construção Civil (INCC), o comprador pode quitar em torno de 30% do valor do imóvel nesta fase de construção. Após a entrega das chaves, os 70% restantes podem ser parcelados.

 

Ou seja, o que seria o valor total de entrada é pago antes da entrega das chaves. O comprador pode dividir essa quantia em parcelas mensais, taxas intermediárias (trimestrais, semestrais ou anuais, a depender do contrato), e dar continuidade ao restante após a entrega do apartamento.

 

Confira as vantagens e desvantagens de comprar um apartamento na planta e saiba se é a melhor opção para você!

 

Facilidade no planejamento financeiro

 

Uma das principais vantagens de comprar do apartamento na planta é o fato de que você pode planejar todo o pagamento do imóvel.

 

Devido ao prazo de construção, acabamento e entrega do imóvel, o comprador tem bastante tempo se organizar financeiramente e planejar um financiamento ou investimento que lhe ajude a pagar suas parcelas futuras. Consequentemente diminuindo as chances de ficar inadimplente.

 

Além da facilidade no planejamento financeiro, o comprador também ganha mais tempo para planejar e escolher os móveis e decoração do apartamento.

 

Comprar na planta sai mais caro ou mais barato?

 

Uma dúvida recorrente de quem vai comprar uma apartamento é: “o que sai mais em conta, apartamento na planta ou pronto?”. 

 

Apesar de os financiamentos de imóveis negociados na planta tendem a exigir uma entrada maior do que a de apartamentos já prontos, o comprador tem a opção de diluir esse valor entre as parcelas pagas antes da data de entrega das chaves, como já citado anteriormente.

 

A vantagens de comprar um imóvel ainda em construção é que o custo total tende a ser menor, pois também é possível negociar melhores condições de preço e pagamento diretamente com as construtoras.

 

Oportunidade de personalização

 

A oportunidade de personalização do imóvel surge como outra vantagem em adquirir um apartamento na planta. É possível dispensar a necessidade de gastar dinheiro em uma nova decoração. 

 

Claro, é importante seguir a proposta do empreendimento e adequar os detalhes a esse estilo. Mas, caso seja possível, o comprador pode adicionar itens premium ao acabamento para valorizar o apartamento nos pequenos detalhes, como alterar portas, azulejos, pias e revestimento.

 

Facilidades com a documentação

 

A documentação é um processo mais burocrático. No caso da compra de um apartamento na planta, tende a ser menos complicada, já que a assinatura envolverá uma promessa de compra e venda e não um contrato definitivo. Além disso, o imóvel nunca foi habitado, o que pode facilitar a vida do proprietário. 

 

Outra facilidade, é que todos os trâmites envolve diretamente a construtora e o comprador, e não terceiros (proprietário + cartório), como no caso do imóvel pronto.

 

Possibilidade de valorização do imóvel

 

A valorização do imóvel é outra grande vantagem de comprar um apartamento na planta. O comprador pode comprar o imóvel mais barato ainda na fase de construção, e ao final ganha um patrimônio que pode lhe render até mais do que valor investido. 

 

Não há garantia de que o imóvel irá se valorizar, mas é bem possível. É preciso analisar essa vantagem levando em conta vários critérios como o cenário econômico. 

 

Está em busca de uma apartamento ideal?

 

Comprar um apartamento na planta é muito vantajoso, mas requer tempo e paciência para esperar a obra terminar, mas se você fechar um investimento com uma empresa confiável como a RL Costa é garantia de que terá um imóvel novo para investir como desejar.

 

Por isso, o processo de escolha do imóvel deve ser criterioso. Se você deseja obter um retorno significativo, analise as tendências do mercado, o local da construção, a estrutura do imóvel, a região ao redor.

 

Conheça o novo empreendimento da RL Costa, que será lançado em breve no bairro Santo Antônio. Converse conosco e conheça mais as vantagens de adquirir um excelente apartamento na planta nesta localização tão privilegiada.

 

Leia também → Elegância e Praticidade: Conheça o Bairro Santo Antônio

 

Para receber mais dicas e informações, siga nossas páginas nas redes sociais: Facebook e Instagram.