Área restrita

Dicas de como montar uma horta ou jardim em seu apartamento

Ter uma horta ou jardim em seu lar o sonho de muitas pessoas. Mas, para que mora em apartamento este pode ser um desafio.

Afinal, como adaptar um espaço verde em um apartamento?

Quando se mora em prédios, muitas vezes com espaço reduzido, adaptar um novo ambiente pode parecer algo muito distante da realidade. Porém, a falta de espaço e o ambiente urbano não são desculpas para deixar de ter um pequeno jardim ou horta.

Existem muitas maneiras diferentes e criativas para fazer horta ou jardim em apartamento.

 

Benefícios de ter uma horta ou jardim em apartamento

Para quem adora cozinhar, sabe a importância que hortaliças fresquinhas têm no preparo dos alimentos. Salsinha, cebolinha, hortelã, manjericão, alecrim, tomate cereja, pimenta, alface, entre muitas outras plantas podem ser cultivadas em uma mini horta de apartamentos.

Ter estes elementos tão importantes em mãos, faz com que uma mini horta seja tão desejada.

Já para quem gosta de flores e plantas decorativas, um jardim é uma excelente opção para deixar o ambiente ainda mais bonito, mais leve e bonito, e claro.

 

Escolha o ambiente certo

O primeiro passo para criação do espaço verde em seu apartamento é definir em qual parte ele será instalado. 

Deve-se levar em conta as características de plantas e suas necessidades, tais como: luz solar, sombra, ventilação, frequência com que devem ser regadas, tamanho, entre outros.

No apartamento, o espaço verde pode ser colocado em qualquer lugar, em prateleiras, janelas, paredes entre outros. Geralmente, se tem uma preferência de acordo com a os tipos de plantas e seus objetivos .

As hortas tendem a ficar perto da cozinha, área de jantar, em coberturas pode ficar próxima a churrasqueira. Já o jardim, como é decorativo, tende a ficar em áreas visíveis da casa como sala de estar, varanda, áreas privativas, entre outros. 

 

Escolha as plantas certas para seu apartamento

Depois de decidir em que local você vai começar o seu espaço verde, é hora de decidir quais as plantas ideais.

Hortas: Gosta de temperos e hortaliças frescas e orgânicas? Você pode plantar: manjericão, alecrim, hortelã, pimenta, orégano, salsa, capim-limão, alho-poró, funcho e cebolinha, aipo, repolho, alface romana e couve, cebola, alho e entre outros.

Jardins: Você pode optar por um espaço colorido com muitas flores (orquídeas, bromélia, azaléias, moreia, e muitas outras flores de pequeno porte), ou, um jardim totalmente verde com vegetação específicas como: trepadeiras, samambaias, suculentas, mini cactos, entre muitas outras opções.

 

Horta e jardim vertical

Uma boa opção para quem mora em apartamento deseja realçar a beleza do ambiente e tem pouco espaço, é a verticalização do espaço verde.

Existem muitos métodos que podem ser usados ​​para fixar plantas e vasos na parede. Para construir um jardim vertical, existem vários tipos de estrutura. 

Você pode fixar plantas à parede com treliças, paletes,  parafusar vasos de planta direto na parede, ganchos, construir prateleiras, ou usar qualquer outras estruturas que utilizem o espaço vertical para expor suas plantas.

É importante fixar bem a estrutura na parede para que não caia devido ao peso crescente das plantas. Este tipo de estrutura vertical não comporta plantas com grandes raízes, pois além de não terem espaço para crescer, as raízes podem acabar danificando a estrutura de suporte.

 

Como regar sua horta ou jardim vertical

É importante manter o cuidado com as plantas. Regar é essencial para mantê-las saudáveis. Para isso, você pode usar mangueira ou sistemas hidráulicos inteligentes com tubos e calhas para regar de forma automática na quantidade necessária e sem desperdícios.

A escolha das plantas a do seu jardim ou horta influenciam nos tipos de cuidados e na quantidade de água necessária. 

Lembre-se pouca água faz com que as plantas fiquem secas e morram, água em excesso faz com que as raízes apodreçam também levando a morte da planta.

 

Agora que você conhece algumas dicas, que tal colocar seu projeto do espaço verde em prática?!

Está precisando de mais espaço ou em busca de um novo lar?

Converse conosco com um dos nossos consultores pelo telefone (31) 994520591 e conheça as vantagens de adquirir um excelente apartamento

 

Leia também → Internet das coisas: Descubra as vantagens de se ter uma casa conectada

Para receber mais dicas e informações, siga nossas páginas nas redes sociais: Facebook e Instagram.