Área restrita

Atendimento: Como desenvolver a empatia com o cliente auxilia no fechamento de novos negócios.

Atualmente, a empatia vem ganhando cada vez mais espaço no debate sobre humanização do atendimento ao cliente. Ela é um fator essencial, tanto para conquistar o fechamento de novos negócios, quanto para manter um bom relacionamento com os clientes de forma saudável. 

 

Afinal, você sabe o que é empatia?

Em suma, empatia é a capacidade que uma pessoa tem de se colocar no lugar de outra e compreender suas questões e sentimentos. Isso aplicado ao atendimento ao cliente faz toda diferença em seu relacionamento com a marca/empresa.

O consumidor moderno vem se tornando cada vez mais crítico e exigente. É necessário que as empresas oferecem mais do que apenas produtos de qualidade, a experiência do usuário, principalmente no que tange o atendimento (desde o primeiro contato até o pós-compra) é decisivo na hora fechar novos negócios e fidelizar clientes. 

Descubra como ter mais empatia pelo consumidor e o encantar através de um atendimento humanizado que se baseia na empatia para entender sua real “dor”, para assim, apresentar sua solução e conquistar novos negócios.

 

Conheça a fundo o seu cliente

Uma das primeiras e mais importantes tarefas para desenvolver empatia com o cliente é conhecê-lo a fundo. Só assim é possível compreender suas necessidades exigências para ser assertivo no atendimento e serviço prestado. 

Para isso busque saber qual é o perfil do consumidor, realize pesquisas de mercado, Peça feedbacks para os usuários e clientes e monitore constantemente suas interações.

 

Empatia no atendimento: a base para o encantamento do cliente

No dia a dia, as empresas se relacionam com clientes de diferentes perfis, muitas vezes, devido a essa diferenças, o relacionamento se torna mais complexo e até difícil. É preciso estar dispostos a dialogar e compreender mesmo as pessoas totalmente diferentes. 

Para se ter empatia no atendimento é necessário é necessário pensar “fora da caixa”, além dos preconceitos e saber respeitar as pessoas e suas diferenças. Tenha sempre em mente que cada ser humano é único e possui suas próprias concepções, experiências e gostos. 

Quanto melhor as empresas ouvirem e entenderem as “dores” de seus clientes para realizarem atendimentos humanizados, mas facilidade elas terão para promover a resolução de problemas. Dessa forma, além de agir de forma empática, elas poderão surpreender e encantar seus os clientes, os aproximando e os tornado mais fiéis à marca.

 

Comunique-se de forma assertiva

Cada canal de atendimento possui suas características particulares. Desse modo, cabe a sua empresa usá-los da melhor forma possível levando em conta o perfil do cliente e qual canal de atendimento é mais efetivo.

Alguns pontos devem ser levados em conta para ter uma comunicação e relacionamento eficientes com seus clientes.

 

A empatia ajuda a empresa a fechar novos negócios

É errado enxergar o consumidor apenas como uma oportunidade de receita. Ter essa visão do cliente pode impedir que as empresas identifiquem aspectos fundamentais para a construção de um bom relacionamento com seus consumidores.

Ter empatia no atendimento, ajuda a empresa atender com precisão a demanda do cliente, podendo ofertar soluções efetivas que atendam suas expectativas, fazendo crescer o número de novos negócios, além de gerar um bom relacionamento entre cliente e a marca.

Para receber mais dicas e informações, siga nossas páginas nas redes sociais: Facebook e Instagram.